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Quer vender mais? Construa um bom relacionamento com o cliente

Todo vendedor deseja que o cliente volte a comprar com ele, não? O problema é que muitos esquecem de algo muito simples, mas extremamente importante: ser querido pelo cliente. As pessoas precisam gostar do vendedor para voltar a comprar com ele. Simples assim.

Acredito que o erro dos vendedores é justamente passarem a impressão de vendedores. As pessoas não querem que vendam para elas, mas querem comprar (confuso, né?). A ideia aqui é pensar sobre as atitudes que os vendedores têm em relação aos clientes, ser receptivo, educado e atencioso é o mínimo que se pode fazer, mas infelizmente muitos negligenciam isso. O ponto que quero chegar é que o vendedor deve ser amigo do cliente, ao invés de “vender” algo, ele deve ajudar a resolver o problema do cliente.

Mesmo sendo “amigo”, nada impede que o cliente pense na concorrência, afinal, vendedor e cliente mal se conhecem. Por isso o relacionamento entre eles deve ser trabalhado, só assim o vendedor vai conquistar um verdadeiro parceiro e uma excelente fonte de indicações, pois as pessoas adoram contar suas boas experiências para os outros. Um almoço com o cliente é perfeito para conhecê-lo melhor e fortalecer os laços do relacionamento. Mas é importante deixar os negócios de lado, o objetivo desse encontro é o relacionamento pessoal, não profissional. É ideia é conversar com o cliente e criar um relacionamento paralelo fora da atmosfera corporativa. Emails, cartões ou presentes em datas importantes também ajudam muito.

Enquanto o vendedor comum consegue apenas mais uma venda, o vendedor amigo aumenta seu círculo social, tem a preferência do cliente e consegue mais indicações. Vale a pena ou não?

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