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Dicas “manjadas” para aumentar o CTR dos seus anúncios no Adwords

Ao contrário do que o título indica, talvez você não conheça alguma das seguintes dicas para melhorar a CTR dos anúncios. De qualquer forma continue lendo, pode ser que algo faça uma enorme diferença em sua campanha.

O “grande segredo” para aumentar a CTR é otimizar o texto do anúncio. Muito complicado? Não se você ler até o final.

Palavra-chave no texto do anúncio

Inclua a principal palavra-chave do grupo de anúncios no texto do anúncio. Se preferir, utilize a marcação {keyword:palavra padrão} para inserir a palavra que acionou o anúncio no texto, automaticamente (mais detalhes).

Utilize frases de chamariz ou call to action

Inclua frases que incentivem o usuário a realizar alguma ação. Por exemplo: “Faça seu pedido”, “Peça um orçamento”, “Inscreva-se agora”. O importante é deixar claro o que o usuário deve fazer ao clicar no anúncio.

Evite inserir telefone no texto

Pode ser tentador receber uma ligação sem que o usuário clique no anúncio, mas dificilmente isso vai acontecer. O usuário quer ter certeza que a empresa pode ajudá-lo, por isso vai entrar no site para conseguir mais informações. Aproveite o espaço que o telefone ocuparia para melhorar o texto do anúncio e deixá-lo mais atrativo.

Configure as extensões de anúncio

Extensões de anúncio são excelentes para chamar atenção do usuário. Configure no mínimo os sitelinks, adicionando títulos e páginas de destino relevantes. Caso possua um endereço físico, configure a extensão de local.

Título do anúncio estendido

Você sabia que é possível usar a primeira linha de descrição como parte do título? Para fazer isso, insira alguma pontuação no final da primeira linha de descrição. Além dessa formatação de anúncio, existem outras opções que variam de acordo com o tamanho de texto e as pontuações. Lembrando que isso funciona apenas para anúncios que aparecem na área de destaque da serp (página de resultados).

Você pode simular diversas formatações utilizando essa ferramenta.

Aproveite as datas sazonais

Utilize os eventos relevantes para o seu negócio para promover seus produtos ou serviços. Faça anúncios próprios para os eventos e inclua o nome no texto do anúncio.

Por exemplo:

Presente Dia das Mães
www.seusite.com.br/perfumes
Deixe o Dia das Mães Mais Perfumado
Perfumes com 30% de desconto

Remova os preços e adicione descontos

Ao exibir o preço do produto ou serviço no texto do anúncio, você lembra o usuário que ele vai precisar gastar dinheiro. Em alguns casos, remover o preço pode ajudar a aumentar a CTR. Isso também é útil caso o seu preço não seja o melhor entre os anunciantes.

As pessoas nem sempre gostam de gastar dinheiro, mas adoram fazer um bom negócio. O que é mais interessante, gastar R$ 120,00 ou economizar R$ 20,00? Descontos muitas vezes superam os preços de anúncios, por isso prefira exibir um desconto ou promoção.

Ajuste o URL de visualização

Há diversas maneiras de ajustar a URL de visualização, algumas podem ter um efeito muito positivo na CTR.

  1. rotapublicitaria.com.br
  2. www.rotapublicitaria.com.br
  3. RotaPublicitaria.com.br
  4. www.RotaPublicitaria.com.br
  5. rotapublicitaria.com.br/palavra-chave
  6. www.rotapublicitaria.com.br/palavra-chave
  7. RotaPublicitaria.com.br/palavra-chave
  8. www.RotaPublicitaria.com.br/palavra-chave

Pessoalmente, prefiro a opção 7, mas a opção 1 ou 3 podem ser muito úteis caso o URL seja pequeno (utilize essa ferramenta para saber o motivo). De qualquer forma, vale a pena testar as variações para saber qual a melhor opção para o seu anúncio.

Negative termos irrelevantes para o seu negócio

Essa dica é uma das mais importantes. Ao negativar algum termo, você evita que o Google exiba seu anúncio quando o usuário o incluir na consulta.

Ex.: João vende diversos sapatos masculinos, exceto couro. Ao negativar a palavra couro o anúncio não seja exibido caso o usuário digite “sapato masculino de couro” ou alguma variação que inclua a palavra negativada.

Utilize a ferramenta de palavras-chave para ter ideias de quais termos negativar inicialmente. Periodicamente, consulte o relatório de termos de pesquisa para saber exatamente o que os usuários estão digitando para visualizar seus anúncios e negative as palavras irrelevantes.

Aumente o CPC máximo

Aumentar a posição média pode ajudar muito a aumentar a CTR, mas deixe para fazer isso em último caso. Primeiramente otimize o texto do anúncio. Caso realmente seja necessário, aumente gradualmente o valor do clique.

Para testar diferentes valores, faça uma experiência para medir o desempenho de cada um.

Faça testes constantemente

Teste vários anúncios com diferentes configurações para cada grupo de anúncios. As dicas acima ajudam de uma forma geral, mas só você sabe o que é melhor para o negócio.

Eae, já conhecia todas as dicas acima?

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